Nossa História

Fundada em 2016, a VENTURA ERM tem atuado em casos associados à delitos praticados por meios cibernéticos, incluindo casos de ransomware, furto de segredos de negócio, prática de concorrência desleal, espionagem, fraudes diversas e vazamentos de dados (pessoais e propriedade intelectual), para empresas nacionais e internacionais, nos mais diversos setores da economia e porte.

Seus fundadores possuem décadas de experiência na resolução de casos de alta complexidade, frequentemente lidando com adversários de alto potencial intelectual que perpetram seus ataques por meio de táticas, técnicas e procedimentos de vanguarda. Neste cenário, o resultado dos trabalhos desenvolvidos pela VENTURA ERM já auxiliou as autoridades na busca, condenação e prisão de mais de 200 cibercriminosos, evitando maiores prejuízos e materialização de danos reputacionais as organizações afetadas.

A VENTURA ERM é um player de segurança cibernética que cuida dos principais incidentes que ocorrem no país na atualidade. Como uma empresa que executou centenas de projetos, bem-sucedidos, pode de maneira direta contribuir para o Enterprise Risk Management auxiliando executivos seniores (diretoria, presidência e conselho) com um portfólio amplo que atende as organizações em aspectos relevantes de toda a cadeia de gestão do incidente, indo desde a preparação até as lições aprendidas de forma assertiva, pragmática e falando a “língua “que o negócio quer falar.

Sobre a Ventura

Por que a VENTURA é ERM (Enterprise Risk Management)?

O Enterprise Risk Management (ERM) é a gestão de riscos corporativos de forma holística. Tudo aquilo que impacta o negócio, seja negativo ou positivo, é levado em consideração. É uma abordagem estruturada que identifica, analisa, avalia, trata e monitora os riscos que podem se manifestar na organização. O ERM integra a gestão de riscos a todos os níveis da organização favorecendo a tomada de decisão.

O risco cyber é parte preponderante do contexto geral de risco. Desde a nossa fundação, entendemos que o risco cyber é uma questão estratégica, por isso relevante para as organizações independentemente do setor econômico, porte ou setor em que atua.

Principais características do ERM

  • Visão Holística: todos os tipos de riscos (cyber, privacidade, financeiro, operacional, mercado, regulatório e reputação) são considerados. O risco cibernético, se relaciona com todos os ouros riscos.
  • Manutenção da estratégia: entende o cenário de risco e auxilia a reavaliar a estratégia e o planejamento.
  • Compartilhamento de responsabilidade: risco exige o cuidado e participação de todas as áreas.
  • Continuidade: é um processo sistemático e que busca aperfeiçoamento a cada ciclo.
  • Amadurecimento organizacional e suporte na tomada de decisão: aprimora o apetite e tolerância ao risco, equilibrando oportunidades e ameaças.

Para você não esquecer: por que o risco cyber é crítico dentro do ERM?

Impacto estratégico: o incidente cyber pode afetar a continuidade do negócio, a reputação, receita, confiança de clientes e investidores.

Regulações e conformidade: privacidade dos dados cresce e exige das organizações maior atenção. O risco cyber está relacionado ao tema, o que reforça o tratamento no âmbito do ERM.

Propagação: por conta da digitalização, uso da inteligência artificial e operações intercompany, integrando processos em diferentes organizações, há o aumento da superfície de ataque, fazendo com que o risco cyber se materialize de forma rápida e com alcance global.

Forte interdependência com outros riscos: o risco cyber não é isolado e pode desencadear outros riscos. Não raro, os incidentes que tratamos, tem potencial para agravar o risco financeiro, operacional e legal. A VENTURA entra nos incidentes e frequentemente impede que esses riscos sejam manifestados! Por isso somos VENTURA ERM.

Fale Conosco

Corpo Executivo

Alexandre Prata

Chief Executive Officer

Carlos Afonso

Chief Operating Officer